Uma postagem usando um CLI para Worpress em Python (e como instalar Python no Mac OS X)

Esta é minha primeira experiência escrevendo em Markdown e usando um pacote de Python, o b.py, facilmente instalado via ‘pip install’.

Uso um Macbook Pro com Mac OS X 10.11.6 El Capitan, no qual vem pré-instalado o Python 2.17.10 sem setup tools, sem pip. Devido à presença da função SIP, o sistema não permite a instalação de módulos e pacotes de Python facilmente. Dessa forma, a melhor saída para se usar o Python de forma personalizada é instalá-lo com a ajuda do Homebrew, um gerenciador de pacotes que permite uma instalação limpa num diretório próprio, com symlinks para a pasta /usr/local.

Fazendo $ brew install python, a versão 2.17.12 foi instalada, juntamente com pip e setuptools. Adicionalmente, instalei virtualenv e virtualenvwrapper para utilizar ambientes virtuais, a melhor opção para evitar problemas com dependências de instâncias diversas no sistema. Estas instruções foram as que segui.

Finalmente, pip install b.py me deu o pacote requerido. Uma série de dependências, descritas na documentação, também precisa ser instalada. A configuração do script para usar com WordPress é bem simples, bastando criar um arquivo brc.py com informações básicas.

Dependendo dos módulos instalados, b.py pode lidar com um grande número de linguagens markup simplificadas. A que prefiro é Markdown, então será este handler que utilizarei. O comando para postar é simples:
$ b.py post primeiro.md

E o mesmo comando é utilizado para atualizar a postagem, se necessário. Sem complicações. O único cuidado que tive foi de colocar a url do site no arquivo brc.py com https:, pois, do contrário, obtinha uma mensagem de erro do REST API do Worpress: 301 moved permanently. E é isso!

Anúncios

About this entry